Turnê 2023
Café não é só uma xícara
Em 2023 o Grupo Tápias conta com o patrocínio da Brasilcap para as suas ações.
Sobre a Brasilcap -
Desde 1995, a Brasilcap já distribuiu mais de R$ 2,4 bilhões em prêmios, que abrangem aproximadamente 700 mil títulos contemplados. Atualmente, a Companhia conta com mais de 3 milhões de clientes e um portfólio diferenciado de soluções de capitalização. Como referência de mercado, a Brasilcap entende que é seu papel transformar a realidade da sociedade. Por isso, a companhia incentiva projetos de desenvolvimento, divulgação e preservação da cultura brasileira, ao apoiar exposições, peças teatrais, musicais, filmes, entre outras manifestações artísticas, tanto por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, como de forma direta. Em 2023, o Grupo Tápias conta a Brasilcap em todas as suas ações.
Muitos encontros são permeados pela presença do café. Café é vício, é encontro, é intervalo, é negócio, é mimo, é familiar, é cheiro.
"Café não é só uma xícara" é uma obra sensorial.
A coreógrafa coloca em cena um trabalho que evoca sentimentos e sensações associados à pesquisa realizada sobre a bebida.
Café não é só uma xícara.
Assim como um búzio sozinho não é o mar.
Café é plantio, colheita, moagem, cheiro bom pela casa quentinha da memória. Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante, eu sempre perguntei, diria o poeta popular.
A sorte não zomba deles, mas se põe desconfiada a escovar os cabelos, atenta ao menor movimento de suas duas partes divisíveis e encrenqueiras, ainda que gêmeas. Tive sorte, sorte a sua, por sorte, de toda sorte, eu faço a minha sorte, hoje estou sem sorte.
Sorte, sorte na vida, sorte nas mãos, na borra de café. Um exercício lírico perpassado pela fé profana ou religiosa, por crenças, tradições e espiritualidade–sem, no entanto, subtrair do ser humano o poder de transformar e recriar sua realidade. A borra do café inspirou Flávia Tápias na leitura de movimentos novos, frescos como hortaliças apanhadas ao pé do orvalho.
Elenco
Flávia Tápias (Brasil)
Jeremy Kouyoumdjian (França)
Mathilde Lin (França)
Dilo Paulo (Angola)
Gleidson Vigne (Brasil/Portugal)
Laura Ávila (Brasil/Portugal)
Marcio Jahú (Brasil)
Letícia Xavier (Brasil)
Clara da Costa (Brasil)
Júlio Rocha (Brasil)
Ensaiadora: Luciana Ponso
Ficha Técnica
Direção Artística: Flávia Tápias e Giselle Tápias
Coreografia: Flávia Tápias
Colaboração coreográfica: Giselle Tápias
Direção de Produção: Norma Thiré
Comunicação internacional: Letícia Kaminski
Criação do Desenho de Luz: Paulo César Medeiros Sonoplastia: Isidoro Kutno
Criação e Confecção do Figurino: Luiza Marcier Criação e confecção de Cenário: Mina Quental
Operação de Luz: Louis Radavelli
Assessoria de Imprensa: Leila Grimming
Produção de textos: Letícia Kaminski
Programação Visual: TRUQUE, Fernanda Valois
Registro Foto e Audiovisual: TRUQUE, Fernanda Valois
Realização: Espaço Tápias